Friday, July 13, 2007

Pan e Circo

Dizem que nós brasileiros temos memória curta para política, mas como lembrar de tanta falcatrua, tantos capítulos dessas sórdida história. Da última vez que li os jornais a notícia era sobre um esquema envolvendo o presidente do senado e queriam sua renúncia.Ué, mas nao era o da câmara? Ou seria o da reública ?
Com tantos esquemas o reflexo se dá no povo brasileiro, que com poucas condições de vencer na vida acaba indo buscar sua sobrevivência na contravenção, no crime. Entretanto nossos governantes contaram com uma arma poderosa para se manter no poder, a seleção. O brasileiro fanático por esporte, projeta toda a sua esperança, todo o seu desejo de vencer na vida, na Seleção Brasileira. Quando todos nós estávamos assistindo a Copa do Mundo, na surdina, eles propuseram um aumento de 80% para eles mesmos. Isso logo depois do escândalo do mensalão.
Como a Copa do Mundo só acontece de 4 em 4 anos e nossa seleção não vai muito bem das pernas, é necessário achar uma nova cachaça pro povo se embreagar e não notar os absurdos que são feitos no Palácio do Planalto. Eles os lordes e nós os bobos.
O Rio de Janeiro, hoje, pode ser considerado um dos lugares mais violentos do Brasil. É possível ver isso nas suas referências. Antigamente conhecido por Tom Jobim, Cazuza e Copacabana, hoje tem em Fernandinho Beira-Mar, Complexo do Alemão e Tati-Quebra-Barraco, os seus expoentes. Lamentável.
A violência está tão latente que se faz presente até nos jovens da classe média, que espancam uma doméstica até quase matá-la e se defendem dizendo que a confundiram com uma garota de programa.
Talvez por isso o Rio precise mais de ilusões como uma das novas maravilhas do mundo e como os jogos Pan-Americanos. Entretanto, o governo brasileiro agora quer o Cristo para si. O Cristo é do Brasil. Os jogos Pan-Americanos são do Brasil. Todos querendo um pouco do ópio para oferecer para o seu próprio povo.
Ainda bem que a eleição da nova maravilha aconteceu agora, pois se nada for feito, em um futuro não muito distante o próprio Cristo vai ter que levantar as mãos ao alto em virtude da violência de nosso país.

No comments: